Idealizado pelo autor e contador de histórias João Luiz do Couto, o espaço Quintal das Histórias é um espaço que propõe o encontro de contadores de histórias propiciando trocas e experiências e compartilhamento de pesquisas sobre oralidade. Propõe vivências, oficinas e cursos sobre a arte de contar histórias, destinado a professores, arte-educadores, crianças e jovens, bem como o encontro de expressões culturais de diversas áreas, como teatro, teatro de rua, poesia, música e cantigas de roda. Também acontecem apresentações de teatro, contação de história, sarau de poesia e encontros de compositores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

GRUPOS DO QUINTAL

Gira Cantiga!

A Gira Cantiga! é um coletivo composto por atores, educadores, contadores de histórias, músicos, entre outros profissionais que tem como objetivo principal o resgate de histórias há muito esquecidas. De forma lúdica, através de teatro, música e narrativas tratam dos mais diversos assuntos da atualidade, com pessoas de todas as idades.

Espetáculo: PITICO, O MENINO QUE APRENDEU A VOAR

piticofundo

RELEASE: 

Unindo músicas, narrativas e imagens, o grupo procura despertar na criança a vontade de ler, um desafio constante em um período histórico da humanidade recheado de imagens e informações instantâneas. Contudo, o “discurso” de incentivo a leitura nos apresenta um tanto quanto vazio quando outros fatores intrínsecos na complexidade em desenvolver o hábito de leitura não forem elencados e colocados em prática. Por isto, as apresentações geralmente acontecem em bibliotecas públicas, livrarias, escolas e demais espaços alternativos.

SINOPSE: 

Músicas, brincadeiras e trava-línguas emolduram a história de um menino ávido a voar pelo mundo da literatura, metaforizado na obra literária, onde Pitico morava em uma cidade cercada por um enorme muro. Todas as tardes ao chegar da escola, sentava à sombra de uma árvore, sonhando em um dia poder ver a luz além da muralha. Ao ser orientado por um sábio, ele passa a visitar uma biblioteca pública, e seu sonho se concretiza. Uma história que desperta na criança a vontade de “mergulhar” nos livros.

PITICO; O MENINO QUE APRENDEU A VOAR é adaptação do livro de João Luiz do Couto, de mesmo título. Editora Giostri, São Paulo (2011).

Vídeo do Espetáculo na Íntegra:

Este slideshow necessita de JavaScript.

JOÃO LUIZ DO COUTO E VANESSA MERIQUI

Espetáculo: COLCHA DE RETALHOS ALINHAVANDO HISTÓRIAS PELO BRASIL

colchafundo

RELEASE: COLCHA DE RETALHOS é resultado de pesquisa do escritor, ator e contador de historias João Luiz do Couto,  iniciada em 2009 no IV Encontro Nacional de Contadores de Histórias de Santa Barbara D´Oeste – SP. No primeiro momento ganhou formato de narração de histórias, em biblioteca e escolas. Em 2011, ganha formato de teatro e o grupo inicia a montagem do espetáculo em novembro de 2011, com estréia realizada em março de 2012.

SINOPSE: É um espetáculo de teatro narrativo. Escrito para reunir histórias de vários cantos do Brasil. Os dois atores em cena formam um casal – ela costureira e ele agricultor – que conversam sobre coisas da vida. Enquanto ela costura uma colcha de retalhos, ele vai contando histórias. Com seus comentários, ela vai alinhavando os contos e lendas brasileiras contados ao longo do espetáculo. Com delicadeza, eles vão descortinando, ora como personagens, ora como narradores, histórias como Pedrão Quebra-Pedra, O negrinho do pastoreio, O matuto no cinema, A lenda do Boto, entre outros contos preservados pela oralidade brasileira. O alinhavo acontece com poemas e citações de poetas como Cora Coralina, Adélia Prado e João Luiz do Couto e Vanessa Meriqui.

VÍDEO COLCHA DE RETALHOS NA ÍNTEGRA:

PARTICIPAÇÕES DE VANESSA MERIQUI NO PROGRAMA QUINTAL DA CULTURA:

Clipping_Cantiga_Criança

Anúncios