Por Leonardo Pereira, 17, monitor educativo da Escola de Notícias
2308

Âncora da rádio Band News FM, a jornalista Tatiana Vasconcellos tem se encontrado semanalmente no Espaço CITA com jovens ligados à Escola de Notícias para produzir uma série especial de entrevistas para o portal Periferia em Movimento, focado em notícias sobre territórios populares.

Batizado de Lado B, o projeto trás personagens influentes na zona sul de São Paulo para serem entrevistados pelo grupo, que está em busca das curiosidades sobre a vida dessas pessoas, geralmente conhecidas por sua atuação cultural no bairro.

A primeira rodada de entrevista começou na última quinta-feira, 14, com o rapper e produtor cultural Fuzzil Deeanto, 38. Auxiliar de Juventude na Subprefeitura do Campo Limpo, Fuzzil contou sua história, sobre os negócios que empreende, dos livros que já lançou, do rap e da importância da educação atualmente.

Toda a fase de produção das entrevistas, incluindo seleção e contato com os personagens, escolha das perguntas é feita pelo grupo de jovens, com a ajuda e o olhar profissional de Tatiana. “Trazer pessoas representativas da região para falar não só de suas atividades principais, mas também de outro lado que fosse interessante. É essa a ideia do LADO B, esse é o conceito principal da coisa toda”, explica a jornalista.

Para o participante Maykon Cesar, 19, essa tem sido uma experiência diferente do que vinha acostumado a ter nessa trajetória em busca de entender mais sobre o mundo da comunicação.

“É um auto desafio conhecer toda essa parte de podcast, que tem muito a ver com audiovisual, área em que pretendo me especializar profissionalmente”, conta. “O projeto também acaba dando um resultado pessoal, de acabar se identificando com algo que estou fazendo. Quem sabe uma profissão mais pra frente? E nas outras pessoas é legal mostrar que um grupo de jovens pode produzir algo interessante, bacana e apresentar as pessoas o que estamos fazendo”, diz Maykon, que fez parte da temporada 2013 da Escola de Comunicação Comunitária da Escola de Notícias.

Os encontros acontecem todas as quintas-feiras a partir das 15 horas, no Espaço CITA. Após as entrevistas, os jovens irão desenhar e editar todo o material coletivamente. A previsão do grupo é que os podcats estejam no ar, dentro do Periferia em Movimento, parceiro da iniciativa, em meados de setembro.

Como a ideia nasceu

O projeto LADO B foi criado em julho de 2014 e é uma parceria entre a Escola de Notícias e o Periferia em Movimento, com apoio do Espaço CITA e da jornalista Tatiana Vasconcellos. Tatiana é responsável pelos encontros de formação trazendo toda a bagagem profissional que possui graças as passagens em vários dos grandes grupos de comunicação do país. Todas as produções serão disponibilizadas dentro do portal Periferia em Movimento, parceiro de divulgação da iniciativa.

Anúncios